segunda-feira, 3 de maio de 2010

EUA devem ser punidos por "ameaça" nuclear, diz Ahmadinejad


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pronunciou um agressivo discurso nesta segunda-feira na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (NPT). O líder iraniano tentou desviar a atenção do seu polêmico programa nuclear defendendo punições para todas as nações que ameaçam usar armas nucleares, uma mensagem direta a Israel e aos Estados Unidos. Além disso, classificou como moroso o processo de paz no Oriente Médio conduzido pelas nações do Ocidente.

Ahmadinejad pediu a suspensão dos Estados Unidos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) por este ter sido o único país a lançar uma bomba atômica. Ele justificou a exigência por ter sido o único a "ter lançado duas bombas nucleares contra o Japão e ter utilizado armamento com urânio na Guerra do Iraque". Segundo o líder iraniano, os Estados Unidos dizem querer um mundo sem armas nucleares, mas ameaçam Irã e Coreia do Norte com armas atômicas. O representante americano na assembleia, em resposta, saiu do auditório. O mesmo fizeram os representantes do Reino Unido e da França.

Na sua fala, Ahmadinejad fez referência direta à proteção ao programa nuclear iraniano quando pediu que "qualquer ameaça de uso de armas nucleares ou ataque contra instalações nucleares pacíficas seja considerada uma violação da paz e da segurança internacionais" e condenada pela ONU. Segundo informações da BBC Brasil, as declarações do líder iraniano fazem referência à nova estratégia de defesa anunciada no mês passado pelo governo de Washington. O plano restringe o uso do arsenal nuclear americano, mas afirma que as determinações não se aplicam a países que "violem as regras do NPT", como o Irã e a Coreia do Norte. Fonte www.terranoticias.com.br

- Procurar no Blog -