terça-feira, 14 de junho de 2011

Comissão do Senado aprova projeto de combate ao bullying nas escolas


Matéria foi votada na Comissão de Educação e vai à Câmara.
Escolas terão de promover práticas de prevenção ao bullying.


A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça (14) projeto de lei que prevê a inclusão do combate ao bullying na Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB). Na prática, a nova norma vai obrigar estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, a adotarem estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão entre estudantes.

Apreciada em caráter terminativo, quando não precisa passar pelo plenário, a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados .

O autor da proposta, senador Gim Argello (PTB-DF), sustenta que o bullying provoca “enorme sofrimento às vítimas" e tem efeitos mais devastadores quando ocorre dentro das escolas porque afeta “indivíduos de tenra idade”. O senador petebista argumenta que a própria personalidade da criança vítima de bullying é colocada em risco.

Na justificativa da matéria, o autor sustenta que o combate ao bullying é um tema recente e por isso deve ser inserido na LDB. Já o relator do texto na comissão, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), apresentou sugestões ao projeto como a capacitação técnica e pedagógica de todos os profissionais da educação para combater o bullying.

O senador do PSDB também ressaltou a importância da interação entre educadores e pais de alunos, além da maior articulação entre gestores educacionais e os encarregados da segurança das cidades para atuarem na conscientização das crianças, adolescentes e jovens sobre as consequências "nefastas” do bullying.

- fonte g1.globo.com - Robson Bonin

Você Sabe quais as Funções do Poder Legislativo.


Representar:

O vereador é responsável por entender e canalizar as preocupações coletivas, levando para o debate na Câmara questões relacionado á segurança pública, saneamento, limpeza, educação, turismo, meio ambiente, entre outros temas de interesse comum. Como representante do povo, o vereador é o porta-voz das minorias, dos grupos organizados, das associações, dos sindicatos e do cidadão consciente dos deveres do poder público e das necessidades da população.

Legislar:

A iniciativa de lei cabe ao vereador e ao prefeito. Os projetos de lei iniciados pelo prefeito devem ser encaminhados á Câmara para discussão e votação. Todo esforço deve ser feito pelo vereador para que a lei em elaboração seja efetiva, aplicável, equilibrada e atenda aos desejos da coletividade.

Participar da elaboração do Orçamento:

O orçamento é a lei, editada anualmente que expressa todas as políticas públicas do município. No orçamento estão presentes os valores que serão recebidos pela prefeitura (receita) e como esses valores serão gastos pelo prefeito (despesas). O orçamento anual é proposto pelo prefeito e deve ser discutido e votado pela Câmara Municipal, para que, no ano seguinte, possa ser posto em prática (execução). A passagem do orçamento municipal pela câmara é o melhor momento para que as ações públicas sejam apresentadas á sociedade, discutidas e aperfeiçoadas.

Controle externo:

É responsabilidade de o vereador realizar a fiscalização e o controle das contas públicas. A Câmara Municipal foi encarregada pela Constituição da República para acompanhar a execução do orçamento municipal e verificar a legitimidade dos atos do Poder executivo. A câmara pode realizar esse controle diretamente ou por intermédio do tribunal de Contas.

Atuar para o Equilíbrio entre os Poderes:

O modelo constitucional brasileiro prevê a existência de três poderes independentes e harmônicos entre si: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Pressupõe também a necessidade de que tais poderes sejam equilibrados, sem que nenhum sobressaia ao outro. Deve, portanto, o Vereador ter a consciência de que a sua atuação pode equilibrar a democracia no município. (Assessoria gabinete - Ver.Osmar Bastos).

- Procurar no Blog -