sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Edital do trem-bala deve ser publicado até 10 de março.

Segundo Bernardo Figueredo, a primeira licitação ocorreria até setembro. Projeto prevê ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.


Fábio Amato do G1,  em Brasília


O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse nesta sexta-feira (16) que o governo deve publicar o edital da licitação da primeira etapa do trem-bala, que prevê ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, até o dia 10 de março de 2012.
A primeira etapa da licitação, que vai escolher a tecnologia do trem-bala e o operador do veículo, deve ocorrer seis meses depois da publicação do edital, em setembro de 2012. o modelo da licitação prevê  uma segunda etapa, que vai definir as empresas que construirão a infraestrutura(linha) do trem-bala.
O Novo Modelo estabelecido pelo governo determinou a realização de duas concessões. A segunda será da empresa responsável pela infraestrutura do projeto. o custo do trem de alta velocidade (TAV) esta estimado em pelo menos  R$ 33,1 bilhões.
No inicio de novembro, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região havia autorizado a ANTT a dar segmento aos preparativos para o leilão do trem-bala. No final de setembro, a justiça Federal havia determinado a agência  que suspendesse todos os procedimentos para o leilão até que fosse regularizado o sistema de transporte rodoviário interestadual de passageiros em todo o país - hoje as linhas são operadas em regime de permissão.
O desembargador federal João Batista Moreira, do TRF da 1ª Região, suspendeu a decisão de primeira instância atendendo  a recursos da União, da ANTT e da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati).
Moreira rejeitou os argumentos da decisão da primeira instância de que o governo federal dá indevida prioridade ao projeto do trem bala. Para o Desembargador, a licitação do trem-bala não prejudica o andamento do leilão das linhas de ônibus interestaduais, que também esta sendo preparado pela ANTT.

Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/12/edital-do-trem-bala-deve-ser-publicado-ate-10-de-marco-diz-antt.html

- Procurar no Blog -