sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Região: Campinas decreta estado de atenção por radiação ultravioleta

O Departamento de Defesa Civil de Campinas declarou, nesta sexta-feira, estado de atenção devido ao alto índice ultravioleta (IUV). De acordo com previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pode atingir o nível de 13,6. Com isso, o órgão recomenda à população que, em horários próximos ao meio-dia, procure locais com sombra, além de utilizar camisa, boné e protetor solar.

A Defesa Civil do município esclarece que, o estado de atenção é decretado quando o nível de radiação ultravioleta atinge níveis de 3 a 7, considerados de moderados a altos.

Já estado de alerta é decretado com quando a radiação atinge níveis considerados muito altos a extremos, que vão desde 8 a 14. Neste caso, Defesa Civil recomenda que a população utilize protetor solar, camiseta e boné, além de evitar o sol do meio-dia e permanecer na sombra. Fonte – www.terranotícias.com.br

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pec dos Vereadores - Liminar é mantida pelo STF

STF mantém liminar que impede posse de contemplados pela PEC dos Vereadores

Emenda promulgada pelo Congresso criou mais de 7 mil vagas.
Criação de cargos ainda deve passar por julgamento definitivo no tribunal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira (11), por 8 votos a 1, a liminar (decisão provisória) concedida em outubro pela ministra Cármen Lúcia, que impede a Justiça Eleitoral de dar posse a novos vereadores, dentro das vagas criadas pela PEC dos Vereadores.

A emenda, promulgada pelo Congresso no fim de setembro, criou mais de 7 mil cargos de vereador em todo o Brasil e determinou a posse dos suplentes dentro das novas vagas.

A decisão do STF desta quarta mantém a validade da liminar até o julgamento definitivo da ação em que a Procuradoria-Geral da República pede que alguns artigos da emenda sejam declarados inconstitucionais. A assessoria do STF informou ao G1 que não há data prevista para o julgamento do mérito da ação.

Segundo o Supremo, a decisão também vale para a ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a criação das vagas.

Na prática, a decisão tomada em plenário nesta quarta mantém o efeito da liminar. Assim, caso a decisão não seja revogada no julgamento definitivo no STF, os novos cargos de vereador só poderão ser criados a partir da próxima eleição municipal, prevista para 2012.

Único voto vencido, o ministro Eros Grau afirmou que não via "violação ao processo eleitoral nem ao princípio da segurança jurídica."

O ministro Ayres Britto, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrou uma consulta feita à Corte Eleitoral sobre a emenda dos vereadores, antes de sua aprovação. Segundo ele, o tribunal respondeu à época, de forma unânime, que as novas vagas valeriam desde que a emenda fosse publicada até o dia 30 de junho do ano da eleição, ou seja, até o fim das convenções partidárias.

“Teremos um caso bizarro, esdrúxulo, de eleição por ato legislativo que contorna a urna, passa ao largo do voto, para investir suplentes em quadros de representação popular. Voto direto e secreto é cláusula pétrea”, argumentou.


Eleições 2012 - No mérito da ação, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pede que o STF considere inconstitucional o artigo 3º da emenda, que prevê o preenchimento imediato dos cargos. Ele defende que os novos cargos sejam ocupados somente a partir de 2012.

Em sua decisão liminar em outubro, a ministra Cármen Lúcia destacou que a emenda não pode mudar um processo eleitoral que já terminou. “A eleição é processo político aperfeiçoado segundo as normas jurídicas vigentes em sua preparação e em sua realização. As eleições de 2008 constituem, assim, processo político juridicamente perfeito”, disse. Notícias –
www.g1.globo.com

Câmara aprova PEC que prevê exigência de diploma para jornalistas

A PEC 386/09 estabelece a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou hoje (11) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatório curso superior para o exercício da profissão de jornalista. Agora será criada um a comissão especial da Câmara que terá o prazo de 40 sessões para analisar a matéria.

A PEC 386/09 estabelece a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Há quatro meses, o Supremo Tribunal Federal derrubou a obrigatoriedade do diploma. Um dos argumentos é o de que legislar sobre o assunto seria uma tentativa de restrição da liberdade de expressão, prevista na Constituição. Fonte – www.tudoagora.com.br

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Para refletir: Prova de Amor


No dia que nasceu nossa filha, meu marido, não sentiu grande alegria. Por que a decepção que sentia, parecia ser maior do que o grande conhecimento em ter uma filha.
Ah!!! Eu queria um filho homem!!!! Lamentava !
Em poucos meses ele se deixou cativar pelo sorriso de nossa linda filha e pela infinita inocência de seu olhar fixo e penetrante, foi então que ele começou a amá-la com loucura.
Seu rostinho, seu sorriso não se apartavam mais dele. Ele fazia planos sobre planos, tudo seria para nossa filhinha!

Numa tarde estávamos reunidos em família, quando nossa filha perguntou a seu pai: Papai,... Quando eu completar quinze anos, qual será meu presente?
Ele lhe respondeu: Meu amor, você tem apenas sete aninhos, não lhe parece que falta muito tempo para essa data? E sorriu.
Ela lhe respondeu: Bem papai,... O Senhor sempre diz que o tempo passa voando, ainda que eu nunca o tenha visto por aqui.
Ela já tinha catorze anos e ocupava toda a alegria da casa, especialmente o coração de seu pai.

Num Domingo fomos a igreja, ela tropeçou, e seu pai de imediato agarrou-a para que não caísse... Já sentados nos bancos da igreja, vimos como ela foi caindo lentamente e quase perdeu a consciência.
Seu pai levantou-a e a levou imediatamente para o hospital. Ali permaneceu por dez dias e foi então que nos informaram que ela padecia de uma grave enfermidade que afetava seriamente seu coração.
Os dias foram passando, seu pai renunciou a seu trabalho para dedicar-se a ela. Todavia, sua mãe, decidiu trabalhar, pois não suportava vê-la sofrendo tanto.

Numa manhã, ainda na cama, a menina perguntou a seu pai: Papai? Os médicos te disseram que eu vou morrer?
Respondeu seu pai: Não meu amor... Não vai morrer, Deus que é tão grande, não permitiria que eu perdesse o que mais tenho amado neste mundo.
Quando a gente morre vai para algum lugar especial? Podemos ver lá de cima nossa família? Sabe se um dia podemos voltar?
Bem filha,... Na verdade ninguém regressou de lá e contou algo sobre isso, porém se eu morrer (disse o Pai), não te deixarei só, onde eu estiver buscarei uma maneira de me comunicar contigo, e em última instância utilizaria o vento para te dizer que estou presente.

O vento? E como você faria papai?
Não tenho a menor idéia filhinha, só sei que se algum dia eu morrer, sentirás que estou contigo, quando um suave vento tocar teu rosto e uma brisa fresca beijar tua face.
Nesse mesmo dia à tarde, fomos informados pelos médicos que nossa filhinha necessitava de um transplante de coração, pois do contrário ela só teria mais vinte dias de vida.

Um coração! Onde conseguir um coração? Um coração! Onde, Deus meu?
Nesse mesmo mês, ela completaria seus quinze anos. E foi numa sexta-feira á tarde quando conseguiram um doador. Foi operada e tudo saiu bem.
Ela permaneceu no hospital por quinze dias e em nenhuma vez seu pai foi visitá-la. Todavia, os médicos lhe deram alta e ela foi para sua casa.
Ao chegar em casa com ansiedade ela gritou:Papai! Papai!... Onde tu estás?
Sua mãe saiu do quarto com os olhos molhados de lágrimas e disse-lhe:

- Aqui está meu anjo, uma carta que teu papai deixou para ti.

“ Filhinha do meu coração: No momento em que ler minha carta já deverá ter quinze anos e um coração forte batendo em teu peito, essa foi à promessa que me fizeram os médicos que te operaram. Não podes imaginar nem remotamente quanto lamento não estar ao teu lado.
Quando soube que poderia morrer decidi dar-te a resposta da pergunta que me fizeste quando tinhas sete aninhos e a qual não pude responder. Decidi dar-te o presente mais bonito que ninguém jamais faria por minha filha... Dou-te de presente minha vida inteira sem nenhuma condição, para que faças com ela o que queiras. Viva filha!! Te amo com todo meu coração!!”

Foi quando ela chorou por todo o dia e toda a noite. No dia seguinte foi ao cemitério e sentou-se sobre o túmulo de seu pai; chorou como ninguém poderia chorar.
e sussurrou: "Papai,... agora posso compreender quanto me amavas… eu também te amava e ainda que nunca tenha dito, agora compreendo a importância de dizer: “Te Amo" e te pediria perdão se tivesse a chance, por haver guardado silêncio tantas vezes".
Nesse instante as copas das árvores balançavam suavemente, caíram algumas folhas e flores, e uma suave brisa tocou a face da garota, que olhou para o céu, tentou enxugar as lágrimas de seu rosto, se levantou e voltou para casa.

Arrancada de 15 posições na tabela tem responsável no Tricolor: Ricardo Gomes


Técnico possui aproveitamento de 64,19% à frente do time no Brasileirão

Quando o São Paulo entrou para disputar a oitava rodada do Brasileiro vivia uma situação nada animadora. O time era apenas o 16º colocado na competição, com quatro empates, duas derrotas e apenas uma vitória. Além disso, carregava nos ombros a eliminação recente na Libertadores e a desconfiança da torcida. Justamente na oitava rodada Ricardo Gomes assumiu o comando da equipe. E hoje pode olhar para trás e se orgulhar de um desempenho bastante positivo: em 27 rodadas, tirou o time da parte inferior da tabela e colocou no topo. O Tricolor é o atual líder do nacional, com 59 pontos.

O aproveitamento do São Paulo com e sem o treinador já mostram a evolução: antes da chegada de Gomes, o Tricolor fez sete partidas e conquistou 33,3% dos pontos disputados. Após o comandante assumir, foram 27 jogos, e um aproveitamento de 64,19%, com 15 vitórias, sete empates e cinco derrotas. Apesar de ter subido 15 posições na tabela com o Tricolor e ter os números a seu favor, Gomes prefere não relaxar na liderança. E espera quatro pedreiras até o fim da competição: o time encara Vitória , Botafogo , Goiás e Sport .

- Continuo com a mesma opinião, não tem nada definido. Foi ótimo chegar à liderança, sempre almejamos isso, mas ainda faltam quatro rodadas. Temos que continuar fazendo nossa parte. Chegar à frente é difícil, manter é mais ainda. O trabalho é ainda maior - ressaltou o treinador ao site oficial do clube. Fonte – www.globoesporte.com.br

Hackers começam a buscar brechas nas urnas eletrônicas


Começaram nesta terça-feira os trabalhos de um grupo que tentará identificar falhas no sistema de votação eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Atuando como hackers, os participantes tentarão violar as urnas eletrônicas que serão usadas na eleição de 2010 e fraudar resultados de pleitos. Basicamente, a ideia é evitar que o Brasil se transforme, por exemplo, num Afeganistão - país em cujas eleições foram constatadas fraudes.

"A expectativa é pôr o processo eleitoral automatizado à prova para ver se há necessidade de melhorias", explica o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TSE, Giuseppe Janino. Segundo ele, o objetivo do tribunal não é apurar como os investigadores encontrarão brechas no sistema eletrônico de votação - "fica a cargo deles (investigadores) se usam softwares legais ou ilegais, não investigamos isso" -, assim como também não há preocupação com o fato de um eventual vazamento de informações sigilosas no mecanismo. "Neste caso, o risco é menor que o benefício", afirma Janino, acrescentando que, de qualquer forma, as falhas que forem apontadas serão corrigidas.

Simulado de fraude
A convite do TSE, 38 investigadores (o termo é do próprio tribunal) se apresentaram para o trabalho, que vai de hoje até dia 13 de novembro, sexta-feira. Especialistas em informática e engenharia de rede, eles apresentaram 10 planos de testes, que incluem tentar descobrir o que um eleitor digita na urna eletrônica e mudar o resultado de um pleito.

As conclusões serão divulgadas e avaliadas por uma comissão, segundo o secretário de TI do tribunal. Todo o processo será acompanhado por observadores externos, que incluem o Exército e a Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outros. Saiba mais www.terra.com.br

STF deve impedir posse de 7 mil vereadores suplentes em SP


O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ratificar, na quarta-feira, uma decisão que impedirá a posso de aproximadamente 7 mil suplentes de vereadores da cidade de São Paulo. De acordo com a decisão da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, a posse destes suplentes será impedida tendo por base uma emenda constitucional que aumentou o número de vagas nas câmaras municipais retroativamente à eleição do ano passado. Na decisão, a ministra afirmou que a emenda mudou um processo eleitoral que já terminou, no caso, as eleições de 2008. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

De acordo com o jornal, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também integrante do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou, em setembro, que a emenda constitucional chegou tarde para vigorar na legislatura atual. Segundo Ayres Britto, o Tribunal já havia concluído em 2007 que a emenda só poderá ser aplicada se a sua aprovação ocorrer antes do processo eleitoral.

Para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a emenda constitucional interferiu em um processo eleitoral que já foi encerrado e essa alteração pode trazer à concorrência partidos que não obtiveram lugares anteriormente.

Segundo o procurador, na ação fixada pelo STF no passado, foram fixados critérios para definir o número de vereadores nas câmaras municipais. O tribunal concluiu que o número de vereadores deve ser proporcional à população das cidades. Fonte www.terranoticias.com.br

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Prova Brasil começa hoje e vai até o dia 27

A Prova Brasil começa nesta segunda-feira (9), nas escolas públicas de todo o país. Todas as unidades com mais de 20 alunos participam do exame, que vai até o próximo dia 27.

Os resultados da prova vão fazer parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Os estudantes da quarta e da oitava série do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio serão avaliados em português e matemática.

Os alunos da rede privada também participam da prova, mas em forma de amostra.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do exame, os resultados devem sair no primeiro semestre de 2010. As escolas participantes receberão um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais.

Índice de desenvolvimento

Criada em 2005, a Prova Brasil será realizada pela terceira vez neste ano. Ela serve para definir o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município, por estado e nacional.

Em 2005, a média nacional do Ideb foi de 3,8 pontos, numa escala até dez. Em 2007, subiu para 4,2 pontos. A meta do Brasil é alcançar seis pontos em 2022, índice equivalente ao de países desenvolvidos. Fonte –
www.tudoagora.com.br

Após erro no Maracanã, CBF afasta Simon do Brasileirão


Na vitória do Fluminense sobre o Palmeiras, árbitro gaúcho anulou um gol legítimo do time paulista

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde desta segunda-feira o afastamento do árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon, que apitou a partida entre Fluminense e Palmeiras, domingo, no Maracanã. No jogo, que terminou com a vitória do time carioca por 1 a 0, Simon anulou um gol legítimo de Obina, que daria a vantagem parcial ao Verdão.

A direção do clube paulista reclama ainda de um pênalti não marcado sobre o zagueiro Danilo. Outro lance polêmico foi uma cabeçada do atacante Alan no lateral-esquerdo Pablo Armero, que precisou deixar o campo com um sangramento no supercílio. Embora não tenha levado cartão pelo lance, o jogador do Fluminense está sendo investigado pelo STJD.

A nota oficial da CBF justifica a exclusão não apenas pelos erros no jogo de domingo. “Em virtude da repetição de erros cometidos durante a competição, o árbitro Carlos Eugênio Simon (RS), que apitou o jogo Fluminense x Palmeiras, domingo, no Maracanã, está afastado até o final do Campeonato Brasileiro 2009”, diz o comunicado.

Além de Simon, a CBF também informou que o árbitro Nielson Dias, que apitou o jogo Vasco x Juventude, sábado, no Maracanã, não participará do próximo sorteio, marcado para a próxima quarta-feira. Após o jogo, a direção do Juventude reclamou de uma irregularidade no primeiro gol da equipe carioca, que venceu por 2 a 1 e garantiu antecipadamente o retorno à primeira divisão. Fonte – www.esporte.ig.com

- Procurar no Blog -