sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Papel da Guarda Municipal e uso de arma letal geram debate



A ação de enfrentamento nas ruas é inevitável? Quem deve estar armado? O Bom Dia discute a segurança nas cidades.

Esta semana mais um incidente envolvendo estes guardas levantou questões: como é o treinamento desses agentes que estão por todo o Brasil? Eles devem ou não andar armados?
Homens armados, com poder de polícia, atiram primeiro e perguntam depois, mas eles não são da polícia. São guardas municipais.

A função deles é fazer a guarda do patrimônio público, escolas, parques, monumentos. Mas, com o porte de arma, muitos guardas acham que devem agir como policiais, só que o treinamento não é o mesmo. Tragédias recentes e confusões envolvendo guardas civis levantam a questão: até onde eles podem ir?

Esta semana, em Limeira, no interior de São Paulo, guardas civis em greve fizeram um protesto na Câmara de Vereadores. Houve tumulto, e os guardas entraram em confronto com a Polícia Militar.
Um ônibus lotado com 40 passageiros é surpreendido por três assaltantes. Entre os passageiros, está um guarda civil armado que voltava do trabalho. “Houve pânico. Foi uma coisa terrível”, conta uma testemunha.
Houve troca de tiros entre o guarda municipal e os bandidos. Dois passageiros foram baleados. Diego da Silva, de 18 anos, levou um tiro na nuca e morreu.
Em menos de um mês, esta foi a segunda vez que guardas civis se envolveram em tiroteios.

Na favela de Heliópolis, guardas de São Caetano do Sul, perseguiam ladrões de carros. A estudante Ana Cristina de Macedo, de 17 anos, que voltava da escola levou um tiro e também morreu. Logo após a morte, protestos explodiram dentro da favela.


Em todo o país, existem 800 companhias de guardas municipais, o que representa um total de 80 mil trabalhadores. Mas andar armado não é uma regra para todas as cidades. No Rio de Janeiro, a Guarda Civil anda desarmada, usa bastão e spray de pimenta e aguarda autorização do Exército para usar equipamentos não letais como os lançadores de balas de borracha.

“Os guardas municipais têm como base de formação a estrutura curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e a carga horária está pautada em torno de 550 a 800 horas de aula para ingressar na carreira”, afirma.
Na cidade de São Paulo, a intenção é reduzir ao máximo o uso de armas letais. “O fato de estarmos recebendo agora armas não-letais como gás pimenta, que é uma arma menos invasiva, favorece ao não uso de armas de fogo. Eu sou a favor de evitar onde é possível o uso de armas de fogo”, defende o secretário municipal de Segurança Urbana de SP, Edson Ortega.
Para o sindicato, que representa uma parte da categoria, os guardas civis também podem exercer atividades policiais como o combate ao crime comum.

Aumenta disputa por venda de caças ao Brasil



Suecos querem vender o modelo Gripen. A oferta é de dois aviões pelo preço de um, fabricados em parceria com o Brasil.

Uma barganha supersônica? Dois caças pelo preço de um foi a oferta feita pelo governo sueco, que disputa com Estados Unidos e França um negócio bilionário: vender aviões de combate ao Brasil. O governo brasileiro já havia declarado sua preferência pelo modelo francês: o caça Rafale.

Brincando, o presidente Lula já tinha antecipado essa fase do "quem dá mais, quem oferece mais". Ele disse que as empresas poderiam até oferecer os aviões de graça para o Brasil. O governo sueco não chegou a tanto, mas, além da transferência de tecnologia e do mega, super, hiper desconto, oferece o mercado da América do Sul para o Brasil exportar a produção.

Por questões de segurança o Brasil não revela quantos caças tem hoje. Mas são modelos antigos que fazem vigilância, ataque, se necessário, interceptação de aviões suspeitos. A licitação aberta é para a compra de caças supermodernos.

Para o professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Alcides Vaz, a compra é necessária, mesmo que não haja um inimigo à vista. “Você não espera que um ladrão chegue à sua casa para se dar conta da necessidade de protegê-la. Você pensa em protegê-la antes. Essa é a lógica dessas aquisições”, defende.

E quem dá mais? Os suecos querem vender o modelo Gripen. O vice-ministro da Defesa sueco fez questão de vir pessoalmente ao Brasil. A oferta, além da fabricação e da parceria com o Brasil, é de dois aviões pelo preço de um, fabricados em parceria com o Brasil.

“O caça não tem que fazer tanta manutenção, não precisa tanta estrutura. É, por isso, que nós temos um preço imbatível tanto na hora da compra como na hora da manutenção durante os próximos 40 anos”, afirma o diretor da SAAB, Bengt Janér.

A encarregada de negócios da Embaixada dos Estados Unidos também correu ao ministério. Falou com o comandante da Aeronáutica. O caça americano na disputa é o F-18. O fabricante promete transferir a tecnologia do avião, mas depende de aprovação do Congresso Americano.

Já a França oferece o Rafale e todos os segredos para fabricação do caça.

Há dez anos a Aeronáutica pediu a compra dos caças, mas só agora o governo autorizou. Esse será o maior negócio militar já fechado pelo Brasil. Segunda-feira termina o prazo para as empresas entregarem as propostas de venda dos 36 aviões.

Os três modelos atendem, tecnicamente, às necessidades do Brasil. A informação é da Aeronáutica. Segundo o ministro Nelson Jobim, essa disputa toda beneficia o Brasil.

Curiosidades! De onde surgiu a expressão "Cavalo-de-Tróia"


Cavalo-de-tróia, por associação as narrativas de Homero, é o inimigo encoberto que se infiltra numa família ou instituição para lhe causar algum prejuízo. A Ilíada e a Odisséia são os dois maiores poemas da esplendorosa civilização da antiga Grécia, escritos por Homero, povoados por deuses, semideuses e heróis da mitologia daquele povo.

De acordo com o professor Ari Riboldi, no seu livro 'O Bode Expiatório', não se sabe, ao certo, se Homero existiu ou se as obras reúnem episódios mantidos vivos ao longo das gerações. A Ilíada narra a guerra de Tróia. A Odisséia conta as aventuras de Ulisses pelos mares até o retorno à ilha de ítaca após a guerra.

A Grécia antiga era formada por muitas ilhas e não tinha um governo único. Segundo os poemas de Homero, Menelau, rei de Esparta, teve a mulher Helena raptada por Páris, príncipe da cidade de Tróia. Todos os gregos uniram seus exércitos, sob o comando de Agamenon, e partiram em direção a Tróia. Entre os guerreiros mais famosos, destacaram-se Aquiles, Nestor e Ulisses.

Aquiles foi mergulhado, ao nascer, pela mãe Tétis no rio Estige, tornando todo o seu corpo invulnerável, com exceção do calcanhar direito, por onde foi segurado. Como o menino ainda não havia colocado seus lábios no peito materno, recebeu o nome de Aquiles, termo que, em grego, significa "sem lábios". Morreu com uma flechada de Páris, desferida justamente no calcanhar direito, sua única parte indefesa.

Nestor, o que fala por último, era o mais velho e mais experiente dos soldados gregos. Ulisses, também chamado Odisseu, era o mais astuto e inteligente. Durante dez anos, os gregos lutaram bravamente, mas não conseguiram ultrapassar os muros de Tróia.

Ulisses, então, teve a ideia de mandar construir um gigantesco cavalo de madeira e dentro deles escondeu vários soldados, colocando-se, inclusive, entre eles. O cavalo foi posto sobre rodas e deixado como presente na entrada dos muros de Tróia. Em seguida, os gregos subiram nas embarcações e começaram a remar, dando a entender que haviam desistido da guerra.

Os troianos introduziram o cavalo na cidade e iniciaram uma grande festa. À noite, Ulisses e seus companheiros saíram do cavalo oco, e em pouco tempo a cidade estava incendiada e seus habitantes mortos ou colocados em fuga. Os gregos resgataram Helena e a devolveram ao seu marido Menelau.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Funcionários dos Correios entram em greve em todo País


Indaiatuba já sofre com os atrasos das correspondências e PROCON alerta para cuidados que deverão ser tomados...

Categoria reivindica reposição salarial de 41%, corresponde às perdas acumuladas desde agosto de 1994 - Fernando Taquari - Jornal da Tarde

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) decidiram entrar em greve em vários Estados do Brasil. O Movimento começou nesta terça-feira, 15, às 22 horas. O sindicato dos trabalhadores da empresa na capital paulista, Grande São Paulo e na região de Sorocaba também resolveu cruzar os braços.

A categoria reivindica uma reposição salarial de 41,03%. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios (Fentect), o porcentual corresponde às perdas acumuladas desde agosto de 1994. Os trabalhadores ainda exigem um aumento linear de R$ 300 no piso salarial da categoria, que atualmente, é de R$ 640.

Manoel Feitosa, secretário do departamento jurídico da Fentect, diz que a proposta dos funcionários foi feita no dia 30 de julho. A empresa apresentou uma contraproposta, com reajuste de 4,5%. A categoria, porém, rejeitou. "A proposta cobre a inflação, mas não garante ganho real", afirma Feitosa.

A Fentect tinha dado prazo até esta terça para que a empresa apresentasse uma nova proposta, o que não ocorreu . A empresa tem 116 mil funcionários em todo o País, sendo 60 mil carteiros. A previsão é de que 70% dos funcionários devem aderir à greve. Isso irá provocar atrasos na entrega das correspondências.

O Procon, contudo, ressalta que os consumidores não podem ser penalizados. "Os prejuízos pelo atraso na chegada das contas devem ser assumidos pelas empresas que emitiram as contas", afirma Fátima Lemos, assistente de direção do Procon. Ela aconselha aos consumidores procurarem formas alternativas de pagamento. "Quem espera por uma conta de luz ou de telefone, pode verificar com a empresa responsável se o boleto está disponível na internet ou se pode ser encaminhado por fax."

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vereador Osmar Bastos visita a Unidade II da Faculdade Max Planck.



Na última sexta-feira dia 11 o Vereador Osmar Bastos visitou a Unidade II da Faculdade Max Planck a convite do amigo Prof. Pedro Stávale Junior, Diretor Adjunto das unidades 2 e 3.
Na oportunidade o Vereador conheceu as instalações da Faculdade que hoje atende aproximadamente 1500 alunos no período noturno.
Segundo o Prof. Pedro Stávale Junior, a faculdade estará abrindo suas portas à população mais carente, realizando projetos sociais em parceria com entidades e organizações com o objetivo de preparar e capacitar jovens para o mercado de trabalho.
O primeiro projeto já tem data marcada para início, dia 22 de setembro iniciará o curso de inclusão Digital e dia 24 de setembro o curso de Iniciação ao mercado de Trabalho, para jovens de 15 a 18 anos, em parceria com o CRAS I - Jardim Oliveira Camargo.
Entendemos que este também é o papel da Faculdade Max Planck, acreditamos na inclusão social, na capacitação, na preparação do jovem para que possa ter a oportunidade do primeiro emprego. E queremos de alguma forma ajudar a combater a diferença social e a falta de oportunidades. É por esse e outros motivos que a Faculdade Max Planck estará abrindo suas portas, seus laboratórios de informática e colocará alunos, dentro do programa "Seu Futuro na Prática", ministrando os cursos, sob a supervisão dos professores à disposição da população para realização destes projetos. Concluiu Pedro Stávale Junior.
Histórico.
A Faculdade Max Planck teve seu processo de autorização assinado pelo Ministro da Educação através da portaria 319 de 31 de janeiro de 2002.
Seu lançamento na cidade de Indaiatuba ocorreu em 28 de maio de 2002, nas dependências do Indaiatuba Clube, tendo como mantenedora a AESI - Associação de Ensino Superior de Indaiatuba.
O seu primeiro Processo Seletivo ocorreu em julho de 2002, para o curso de Administração de Empresas, que teve 83 candidatos inscritos.
O programa de Avaliação Institucional da Faculdade Max Planck foi instituído junto com o lançamento da Faculdade em 2002, sendo um dos principais instrumentos da diretoria para a reflexão e a busca da melhoria da qualidade. A partir de julho de 2004, com a criação da CPA – Comissão Própria de Avaliação, a avaliação institucional vem ganhando uma nova formatação em prol de qualificar seus indicadores de análise.
A partir de 2008 a Faculdade Max Planck faz parte do Grupo Polis, mantenedor da Faculdade de Jaguariúna, Faculdade Politécnica de Campinas, Faculdade Politécnica de Sumaré, Cesar Lattes e OPEP e com participaçã de programas como Escola da Família, do Governo do Estado de São Paulo, FIES – programa vinculado ao Governo Federal e também o PROUNI.

Câmara aprova criação de Comissão para exame de PLs não regulamentadas.


Requerimento que cria Comissão Temporária de análise aos projetos de lei que pendem de regulamentação é aprovado por unanimidade em sessão tumultuada na Câmara Municipal.
Depois de várias paralisações que somadas duraram quase 20 minutos, finalmente foi votado o requerimento 019/09 de autoria do Vereador Osmar Bastos que, teve sua redação mudada ainda em sessão. No uso da palavra o Vereador defendeu a criação da comissão explicando que o objetivo era tão somente criar e nomear uma comissão formada por 3 membros do legislativo municipal pelo prazo de 90 dias, com o poder de realizar o levantamento e analise dos PLs. que foram aprovados pela Casa entre janeiro de 2005 até a presente data e que ainda não foram regulamentados pelo Poder Executivo.
Entendo que neste momento é necessária esta analise e ainda que se cobre respostas do Poder Executivo, caso contrário o trabalho do Vereador se tornará inócuo. Pois apresentamos projetos que muitas vezes atende ao interesse público, vemos serem aprovados, alguns deles por unanimidade, mas por falta de regulamentação não tem sua aplicabilidade garantida. Conclui o Vereador.
Esse trabalho será importante para colocar em ordem a situação destes projetos, e que se faça a revogação de leis que se tornaram desnecessárias se for o caso.Ainda essa semana o nome dos dois outros membros que irão compor a Comissão serão divulgados a imprensa local, a Comissão será presidida pelo Vereador autor do requerimento Osmar Bastos.

"NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!"

Esta história é verídica.
A mãe, com apenas 26 anos, parou ao lado do leito de seu filhinho de 6 anos, que estava morrendo de leucemia. Embora o coração dela estivesse pleno de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinação.
Como qualquer outra mãe, ela gostaria que seu filho crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da leucemia terminal. Mas, mesmo assim, ela ainda queria que o sonho de seu filho se tornasse realidade.
Ela tomou a mão de seu filho e perguntou:
"Você alguma vez já pensou o que você gostaria de ser quando crescer? Você já sonhou o que gostaria de fazer com sua vida?"
"Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro quando eu crescer."
A mãe sorriu e disse:
"Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade."
Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao corpo de bombeiros local, onde se encontrou com um bombeiro de enorme coração. Ela explicou a situação de seu filho, seu último desejo e perguntou se seria possível dar ao seu filhinho de seis anos uma volta no carro dos bombeiros em torno do quarteirão. O bombeiro disse:
"Veja, NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!" Se você estiver com seu filho pronto às sete horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um bombeiro honorário por todo o dia. Ele poderá vir para o quartel, comer conosco, sair para atender as chamadas de incêndio! E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme verdadeiro para ele, com chapéu, com o emblema de nosso batalhão, um casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também.
Eles são todos confeccionados aqui mesmo na cidade e conseguiremos eles rapidamente.
Três dias depois, o bombeiro pegou o garoto, vestiu-o em seu uniforme de bombeiro e escoltou-o do leito do hospital até o caminhão dos bombeiros. O garoto ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi levado até o quartel central.
Ele estava no céu. Ocorreram três chamados naquele dia na cidade e o garoto acompanhou todos os três. Em cada chamada ele foi em veículos diferentes no caminhão tanque, na van dos paramédicos e até no carro especial do chefe do corpo de bombeiros. Ele também foi filmado pelo programa de televisão local.
Tendo seu sonho realizado, todo o amor e atenção que foram dispensadas a ele acabaram por tocar o garoto tão profundamente, ele viveu três meses mais que os médicos haviam previsto.
Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a enfermeira-chefe, que acreditava no conceito de que ninguém deveria morrer sozinho, começou a chamar ao hospital toda a família.
Então, ela lembrou do dia que o garoto tinha passado como um bombeiro, e ligou para o chefe e perguntou se seria possível enviar algum bombeiro para o hospital naquele momento de passagem, para ficar com o garoto.
O chefe dos bombeiros respondeu:
"NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!" Nós estaremos aí em cinco minutos. E faça-me um favor? Quando você ouvir as sirenes e ver as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o corpo de bombeiros vindo visitar, mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E você poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado!"
Cinco minutos depois, uma van e um caminhão com escada Magirus chegaram no hospital, estenderam a escada até o andar onde estava o garoto e 16 bombeiros subiram pela escada até o quarto. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram e seguraram e falaram para ele o quanto eles o amavam.
Com um sopro final, o garoto olhou para o bombeiro-chefe e perguntou:
"Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?"
"Claro, você é um dos melhores" - disse o chefe.
Com estas palavras, o garoto sorriu e fechou seus olhos pela última vez.

domingo, 13 de setembro de 2009

Câmara poderá criar Comissão Temporária para analisar projetos de Lei


A proposta foi protocolada na tarde da última sexta-feira dia 11 na secretaria da casa pelo Vereador Osmar Bastos.

Com base na lei Orgânica do Município de Indaiatuba em seu parágrafo 2 do Art. 38 alínea c, o Vereador propõe que seja constituída e nomeada uma Comissão Temporária formada por 4 membros do Poder Legislativo pelo prazo de 90 (noventa) dias.

O objetivo principal desta comissão é realizar o levantamento das normas legais e aprovadas pelo Legislativo (PL) no período de janeiro de 2005 até a presente data, projetos que pendem de regulamentação ou a sua eficácia suspensa por causa dela.

Segundo o Vereador Osmar Bastos, os vereadores passam grande parte do tempo elaborando projetos de Lei, apresentando propostas que atendam a necessidade da população, e acaba sendo frustrante ver que estes mesmos projetos acabam se tornando inócuos por falta de regulamentação do Poder Executivo. Conclui o Vereador.

Você Sabia? Motorista multado em infrações leves e médias pode solicitar a substituição da multa pecuniária por uma advertência por escrito.


.
É o que diz o Artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97.

As imprudências do trânsito podem ser medidas pelo número de autuações no país.
O que poucos sabem é que o Código de Trânsito Brasileiro tem um artigo que troca a multa por uma advertência nos casos de infrações leves ou médias.
Mas são poucos os motorista que conhecem esse direito de trocar a multa pela advertência que poderia livrá-lo do prejuízo e dos pontos a mais na carteira.

O artigo 267 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9.503/97, diz que, em vez da multa, “poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração. Veja abaixo:

Art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa

Região.: Exploração de caça-níqueis leva Delegado e quatro PMs para prisão em Guarulhos

Um delegado, seis investigadores da Polícia Civil e quatro policiais militares foram
presos ontem sob suspeita de integrar uma organização criminosa ligada à exploração
de máquinas caça-níqueis.
Segundo o Ministério Público, eles recebiam propina para não apreender os equipamentos. Foram presas 16 pessoas e 80 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A Secretaria da Segurança Pública classificou a “Operação 11 de setembro”
como a maior de sua história.
Participaram da ação 200 policiais civis e 20 peritos da Polícia Técnica, além de uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil e outra da Secretaria da Fazenda.
A investigação começou a ser feita há cerca de um ano pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Guarulhos.
Através de escutas telefônicas autorizados pela Justiça, foi possível mapear como era a ação dos suspeitos.

Últimas Noticias: PEC dos vereadores causa bate-boca no senado

A polêmica em torno da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que recria 7.343 cargos, acabou em bate boca no Senado. A proposta pode ser votada ainda neste ano.

Grupos de vereadores se manifestaram a favor pedindo que os senadores aprovassem a proposta, outro grupo se manifestou contra, um manifestante desse grupo disse: as eleições passaram sem que o assunto tenha sido aprofundado."Este não é o momento adequado.
As regras tinham que ter sido mudadas antes da eleição", disse o vereador Ivan Duarte (PT-RS). A partir desta declaração, a confusão foi instaurada e começou um bate-boca entre ele e os outros vereadores, que o chamavam de "capacho de prefeito" e de "marajá".

A expectativa em torno da votação da PEC dos vereadores é grande porque, caso ela seja aprovada, haverá um aumento de 14,1% no número de vereadores, que passarão dos atuais 51.924 para 59.267.
A proposta foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na última quarta-feira e aguarda votação em Plenário, mas ainda não há acordo.

Vereador Osmar Bastos participa de seletiva de encontros realizados pela Uvesp


Vereador Osmar Bastos participa de seletiva de encontros realizados pela (UVESP) – União dos Vereadores do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

A idéia principal da realização destes seminários é a difusão das “50 idéias de projetos de leis” em favor do meio ambiente, idéias estas relacionadas em uma cartilha e distribuída aos vereadores participantes do evento.
O Secretário Xico Graziano, na oportunidade apresentou o projeto Município Verde, elaborado pela Secretária do Meio Ambiente do Estado, e chamou a atenção dos vereadores presentes para as seguintes questões ambientais importantes e relevantes: Saneamento básico e destino do lixo: proteção do patrimônio histórico, cultural e paisagístico: obrigar as indústrias a instalar equipamentos antipoluidores: formação de consórcios intermunicipais: tratamento específico para áreas costeiras, de mananciais, de várzeas, entre outros: criação de mecanismos formais e informais de promoção da educação ambiental e da conscientização públicas: criação de conselhos municipais e comissões permanentes nas câmaras de proteção ambiental, educação ambiental com ações diretas com a sociedade civil organizada.

Segundo o Vereador Osmar Bastos, a idéia principal é conscientizar o vereador de seu papel fundamental para que o município possa legislar rapidamente na preservação do ambiente, uma vez que toda a comunidade tem sofrido os impactos da má preservação de nossas matas, rios, nascentes e outros.
A Câmara tem o poder de legislar sobre essa matéria, tem instrumentos para trabalhar e conhece o ponto de partida. Tudo que se fizer, mesmo que aparentemente seja pouco, ou à vista de muitos irrelevante, terá um grande resultado no futuro, mas temos que começar hoje, afinal o Meio Ambiente também é responsabilidade do poder Legislativo. Conclui o Vereador.

O vereador esteve presente nos seminários realizados na cidade de Itú e ainda São José dos Campos, onde visitou também a Câmara Municipal conhecendo sua estrutura e buscando projetos que possam ser de importância para a cidade de Indaiatuba.

Votação da reforma eleitoral é adiada para a semana que vem

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) adiou para a próxima semana a votação do projeto de reforma eleitoral, por falta de quórum.
A votação deve acontecer na próxima terça-feira (15).
O projeto da reforma envolve discussões sobre possíveis restrições ao uso da internet nas eleições.

Após o Senado concluir a análise, a proposta volta para a Câmara.
Para valer para as eleições de 2010, a proposta precisa ser sancionada e publicada no Diário Oficial até o dia 3 de outubro.
O texto-base da reforma foi aprovado nesta quarta-feira (9), mas resta a votação de destaques, como o que trata da internet.

A sessão foi reaberta na tarde desta quinta-feira, mas o comparecimento dos senadores foi baixo.

Hackers podem se inscrever a partir desta sexta no TSE para testar urnas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta sexta-feira (11) inscrições para quem quiser atuar como hacker para atacar os sistemas das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do ano que vem.
O objetivo é verificar se as urnas são resistentes a tentativas de fraudes e de invasão do sistema. A partir de 10hs, o tribunal realiza uma audiência pública em Brasília para explicar todos os procedimentos para os testes. O resultado da discussão será publicado no site do TSE.

Os testes nas urnas eletrônicas, que serão públicos, vão acontecer entre 10 e 13 de novembro deste ano. As inscrições vão até o dia 13 de outubro, sempre nos dias úteis, e devem ser feitas pessoalmente ou por carta registrada.
Para participar, o interessado (chamado pelo TSE de "investigador") deve apresentar um plano de ação, em um formulário específico do tribunal, descrevendo os procedimentos que pretende tomar e os equipamentos que quer usar para tentar quebrar a segurança das urnas.
Esse plano será avaliado e, se aprovado pelo TSE, poderá ser posto em prática.
O resultado dos planos aprovados pelo órgão sai no dia 26 de outubro, no Diário Oficial.
O candidato a hacker vai poder contar com instrumentos fornecidos pelo TSE para atuar na tentativa de burlar as urnas.
O tribunal se compromete a fornecer material de escritório, computadores com Linux e Windows, impressoras, ferramentas e softwares que não exijam licenças comerciais (a não ser que o "investigador" as possua), caso sejam solicitados.

- Procurar no Blog -