sábado, 10 de outubro de 2009

Brasília: Presidente Lula pode desistir de taxar poupança


Lula já teria tomado decisão. Oficialmente, Presidência da República não confirma.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria desistido de enviar ao Congresso Nacional o projeto que prevê a taxação da caderneta de poupança, segundo informou o jornal "Folha de São Paulo" neste sábado (10). A Presidência da República não comentou o assunto.

Conforme a publicação, Lula teria dito a assessores que o projeto perdeu seu "tempo político" e que o presidente só admite repensar sua posição se Guido Mantega (ministro da Fazenda) considerar a medida essencial.

No início do mês, a base de sustentação do governo no Congresso havia pedido mais tempo para avaliar a necessidade de implementar mudanças na caderneta de poupança, conforme informou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Proposta:

A proposta do governo para taxação dos rendimentos da caderneta de poupança, com valores acima de R$ 50 mil a partir de 2010, contempla uma alíquota de Imposto de Renda (IR) única de 22,5%.

O limite de R$ 50 mil, porém, é por CPF. Se o contribuinte tiver aplicações superiores a este valor, divididas em duas contas-poupança, por exemplo, o imposto será pago na declaração anual do IR.

IR

Outra notícia que circulou neste sábado tem a ver com o atraso das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Diante do constrangimento gerado pela notícia de que o Ministério da Fazenda está adiando as restituições do IR, o governo estaria discutindo a reversão da medida, informou o jornal "O Estado de São Paulo".

A idéia seria ampliar o valor dos dois últimos lotes de restituição deste ano - previstos para novembro e dezembro. Dois superlotes evitariam que as devoluções do imposto pago a mais em 2008 sejam feitas apenas em 2010. A exceção ficaria para quem foi retido na malha fina por causa de algum problema na declaração de renda. Fonte - www.tudoagora.com.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Giro de Notícias

Enem será realizado nos dias 05 e 06 de Dezembro

Álcool sobe 10% em três meses em SP

Símbolo da democracia, Constituição brasileira completa 21 anos

Futebol, Brasil dá show, despacha Uruguai e vai às quartas do Sub 20

Corinthians completa quinta partida sem vitória

Radares semafóricos iniciam fiscalização na próxima terça-feira (13)

Apenas Caixa Econômica Federal mantém greve em Indaiatuba

Concurso Público em Indaiatuba, prazo para inscrição é prorrogado até o dia 20 de Outubro

Projeto que proíbe a prática de soltar pipas nas ruas de Indaiatuba é aprovado em primeira votação


Constituição brasileira completa 21 anos.


Criada para eliminar as desigualdades, o símbolo da democracia, a Constituição Brasileira foi assinada em 1988 e, desde então, já foi alterada 58 vezes. Símbolo da democracia e da busca pelo fim das desigualdades sociais, a Constituição brasileira completou nesta última segunda-feira, 05, 21 anos.

Criada como uma carta rígida e de princípios sólidos, já foi alterada 58 vezes nesse período. A última ocorreu em 23 de setembro deste ano, quando foi promulgada a emenda que aumentou o número de vereadores nas câmaras municipais. Outras 934 propostas de emendas à Constituição tramitam na Câmara e aguardam votação.

Ao fazer uma avaliação histórica de 1988 até hoje, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), disse que as atualizações ao texto – as emendas constitucionais – são importantes para o aprimoramento da democracia. Mas criticou o excesso delas. Segundo ele, algumas tratam de assuntos que não deveriam estar na Constituição, mas sim, em leis complementares e ordinárias.

“Existem pontos que têm de se adequar à realidade, mas não com essa voracidade que alguns desejam”, afirmou, lembrando o grande número de propostas de emenda à Constituição que tramitam na Casa e a diversidade de assuntos que abordam.

Por isso, defendeu outra revisão da Constituição, à exemplo da que foi feita em 1993, conforme previsto do texto constitucional. “Mas isso quando houver um novo presidente e não um presidente em meio ou em fim de mandato”, disse. “Defendo uma Constituição mais enxuta e uma legislação mais contemporânea”, completou Caiado.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O que falar do Movimento Sem Terra - MST

São Paulo - Os cerca de 250 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam na manhã de hoje (7) a fazenda Santo Henrique, em Borebi, a 300 quilômetros da cidade de São Paulo, invadida pelo grupo no último dia 28.

A saída foi pacífica, segundo a empresa Sucocítrico Cutrale que ganhou na Justiça o direito de retomar a posse da área de 2,4 mil hectares, onde antes da invasão havia um milhão de pés de laranja.

Parte desse plantio foi destruído pelos sem-terra e, nesse momento, segundo o diretor de relações trabalhistas da empresa, Carlos Otero, está sendo feito o levantamento das perdas da lavoura das demais instalações.

Por determinação do juiz Mário Ramos dos Santos, da 2ª Vara da Comarca de Lençóis Paulista, a desocupação deveria ocorrer em 24 horas após o recebimento do mandado judicial pelo MST. Esse prazo iria se esgotar no final da manhã de hoje.

Pouco antes, o coordenador regional do MST, Paulo Beraldo, afirmou à Agência Brasil, que não era intenção resistir, mas ganhar tempo na tentativa de obter no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a promessa de que uma outra área seria disponibilizada assentar os ocupantes. “É lógico que não vamos colocar as nossas famílias em risco”, respondeu ao ser perguntado se iriam deixar o local sem oferecer resistência.

Ele, no entanto, alertou que novas invasões vão ocorrer até que haja uma solução que atenda aos planos de assentamentos no interior paulista.

Segundo ele, a maioria dos integrantes dessa ação na fazenda Santo Henrique são oriundos de sítios e trabalhos rurais na região, abrangendo os municípios de Agudos, Borebi e Avaré.

Ele rebateu as críticas do Incra de que o ato teria sido precipitado. Segundo ele, há pelo menos 7 anos, o MST reivindica a posse do local para fins de reforma agrária, acusando a Cutrale de explorar ilegalmente uma terra que seria pertencente à União.

A empresa que é a maior produtora de suco de laranja, responsável por 30% do mercado, argumentou por meio de nota, que a fazenda é produtiva e que mantém 300 empregados no local.

O que dizer do Movimento Sem Terra diante de tudo o que estamos vendo?

Opinião: “há muito tempo o movimento sem terra deixou de ser um movimento social para se tornar um movimento político. Muitas foram as áreas doadas para integrantes deste movimento e simplesmente venderam tudo e foram tentar “ganhar” terras novamente”.

“Atitudes como essa mostra apenas vandalismo e falta de respeito total a propriedade de outros, isso é um absurdo. A idéia inicial de que os manifestantes do MST eram os injustiçados está ficando cada vez mais destruída com atitudes como essa.
Nada justifica destruir o que não lhes pertence”. Finaliza Osmar Bastos

Senado aprova acordo Brasil e Santa Sé

Foi aprovado relatório a favor do acordo Brasil e Santa Sé, elaborado pelo Senador Fernando Collor de Mello

BRASÍLIA – Os senadores aprovaram nesta quarta-feira o Projeto de Decreto Legislativo, de número 716, de 2009, que dá o aval ao tratado vindo do Itamaraty assinado pelo governo brasileiro e o Vaticano. A matéria segue agora para a promulgação do presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP).

Mais cedo, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado ratificou em votação o parecer favorável do relator, o senador Fernando Collor (PTB-AL), pela matéria que foi enviado ao plenário em caráter de urgência, para que a votação fosse feita no mesmo dia.

A aprovação do projeto firma o acordo entre o Vaticano e o governo brasileiro, que atribui estatuto jurídico à Igreja Católica no Brasil. O acordo foi votado nesta quarta-feira, 7, no plenário.

Um dos pontos mais polêmicos do texto é o que abre espaço para o ensino religioso confessional nas escolas públicas do País.

De acordo com o parágrafo primeiro do artigo 11 do acordo, "o ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação".

O senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC), integrante da comissão, se absteve de votar, depois de ter apresentado pedido de vista e recebido apenas duas horas para examinar a proposta. Alegou que não votaria a matéria, porque tinha dúvida em relação a alguns dos pontos. O texto já foi aprovado na Câmara e agora aprovado pelo Senado e segue para a sanção do Presidente Lula. www.estadao.com.br

Opinião: “Entendo que se trata de um projeto que envolve questões bastante polêmicas, como o ensino religioso nas escolas públicas entre outras coisas, podendo trazer sérios problemas para a educação”.

“Outra coisa também muito prejudicial nisso tudo é que para a sociedade em geral existe pouca imformação”.O processo de discussão não existiu e a sociedade brasileira foi excluída”. “O acordo é um retrocesso”.

“Isso tudo pode transformar a escola em espaço de conflito, confronto, desinformação e constrangimento”.

“Ter uma posição crítica ao acordo e afirmar a laicidade do Estado não significa negar ou ser contra as religiões. Muito pelo contrário. É afirmar o direito de todos de ter a sua própria crença ou de não ter crença alguma. Isso com absoluto respeito a todas elas e afirmando a não interferência do Estado em relação aos diferentes seguimentos e religiões ”. Conclui o Vereador Osmar Bastos.

Para saber mais sobre o assunto ou tirar qualquer dúvida envie seu e-mail para; osmarbastos_legislativosp@hotmail.com ou osmarbastos@camaraindaiatuba.sp.gov.br

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Receita libera consulta a novo lote de restituição do IR 2009


SÃO PAULO - A Receita Federal liberou para consulta o quinto lote de restituições multiexercício, que incluirá declarações do Imposto de Renda Pessoa Física dos exercícios 2009 (ano-base 2008) e 2008 (ano-base 2007).

Para saber se tem direito à restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o 146, bastando informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

No caso do IR 2009, o lote será depositado, para quem tem direito à restituição, no dia 15 de outubro, com correção de 4,7%, referente à variação da taxa Selic.

Regras gerais

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil, ligar para qualquer agência do banco ou para o "BB responde" - 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) -, sendo que a ligação é gratuita.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não resgatá-la nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita. Fonte – www.notícias.uol.com.br

Rio 2016 - Olimpíadas geram emprego em todo país


As Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro vão levar investimentos e obras ao Rio de Janeiro e também muitas oportunidades de emprego em todo país.

Uma empresa fica a pouco mais de 2,3 mil quilômetros do Rio de Janeiro, no Porto Digital do Recife, mas estuda o desenvolvimento de jogos interativos para levar as Olimpíadas a quem não puder ir ao Rio em 2016. A expectativa é aumentar o faturamento em até 50%.

“Quase toda a operação da Olimpíada vai demandar serviço de tecnologia e diversas oportunidades acontecendo o tempo todo. Quanto mais a gente fatura, mais a gente contrata", diz Rui Belfort, diretor de operação da empresa.

Um grupo já tem emprego num hotel do Rio. Os funcionários trabalham na segurança, no departamento de compras, no serviço de praia. Para manter o posto e progredir na carreira, eles estão aprendendo inglês e é só o começo. “Quero falar outras línguas, mais duas e uma outra faculdade para chegar em 2016 bem”, diz um aluno.

Otimismo também na previsão para o crescimento de 10% no número de turistas em 2010.

Somente os hotéis do Rio devem criar 18 mil empregos e os planos de expansão de um setor da economia provocam efeitos positivos nos outros. O curso de inglês contratado por um hotel também pretende aumentar o número de funcionários e já no ano que vem. “Nossa estimativa é em torno de 30% de alunos novos, e de professores, todo o pessoal que trabalha dentro da nossa empresa. Nosso quadro todo deve aumentar em torno de 30%”, diz Elizabeth Cunha, professora.

A prefeitura do Rio anunciou um concurso para contratar 800 professores de inglês. No ano que vem, a classe de alfabetização já terá aulas do idioma.

A organização de outros eventos esportivos no Rio antes das Olimpíadas podem ajudar a esquentar ainda mais o mercado de trabalho. De acordo com um estudo encomendado pelo Ministério do Esporte podem ser criados em média 120 mil empregos por ano no país até 2016.

“Faça seus cursos, suas leituras. A dica é você se preparar para estes empregos porque ao mesmo tempo em que vai ter a oferta, vai ter a demanda”, diz Silvia Vergara, professora da FGV-RJ.
Fonte – www.g1.globo.com .

Provas do Enem devem ser aplicadas no início de Dezembro

O exame seria realizado nos dias 05 e 06 de dezembro, mas a definição só vai sair à tarde, depois de uma reunião entre os ministros da Educação, Fernando Haddad e da Justiça, Tarso Genro.

A data depende do sinal verde do Ministério da Justiça em relação ao esquema de segurança, que deve contar com o apoio da área de inteligência da Polícia Federal e da Força de Segurança Nacional.

Ontem o governo rompeu o contrato com a Connasel, à empresa que estava responsável pela distribuição e aplicação do Enem.

E neste momento o Ineb, que elabora o exame está acertando os últimos detalhes com o novo consórcio que vai assumir a prova.

Duas empresas que já aplicaram o Enem em anos anteriores devem ser contratadas sem licitação, por causa da urgência. Os correios vão fazer a distribuição das provas.

Os R$ 38 milhões já pagos ao antigo consórcio só serão devolvidos se a culpa pelo vazamento for comprovada. Fonte – www.g1.globo.com

Revisão da aposentadoria tenho ou não direito?


Muita gente reclama que se aposentou recebendo bem menos do que ganhava quando estava empregado.

“Eu pagava dois salários-mínimos. Quando eu fui aposentada só recebia um e um quebrado. E o tempo foi passando e o salário mínimo aumentando e o meu diminuindo. Agora eles não têm mais como tirar e eu paguei dois e só recebo um”, diz Sebastiana Aquirino, aposentada.

Afinal, por que o valor do benefício não acompanha o salário mínimo? “A aposentadoria tem o índice de correção diferenciado do salário mínimo. O índice da correção do salário mínimo é bem maior que a aposentadoria”, explica Francisco de Assis, chefe da divisão de benefício do INSS - Recife.

De acordo com o INSS não adianta pedir revisão do benefício com base no salário mínimo. Mas há diversos casos em que o segurado tem boa chance de aumentar o valor da aposentadoria ou da pensão.

“Muitos reclamam dos cálculos iniciais. Ou seja: muitos acham que, em razão da documentação que ele entregou, a previdência não atuou como deveria em referência à fixação da renda mensal que ele esperava. Nesse caso, sempre que ele se achar insatisfeito, ele pode pedir a revisão do benefício”, explica Assis.
O segurado tem o direito de tentar fazer com que o INSS reveja um erro cometido no passado, inclusive se ele tiver sido da empresa onde trabalhou.

“Por exemplo, a empresa pagava uma coisa no salário, mas contribuía de forma menor para o INSS, informava valores menores para o INSS. Ou então a pessoa ganhou horas-extras na Justiça do Trabalho, tem direito de incluir na aposentadoria e até hoje não incluiu”, comenta Paulo Perazzo, advogado.
Há outros casos em que cabe revisão... “O INSS digitou as contribuições de forma equivocada. Ou a menor. Eram pra ser 36 contribuições e eles só colocaram 12”, comenta Perazzo.

Veja esse caso. “Eu contribuí com trinta anos e quando eles calcularam o fator previdenciário colocaram só 25 anos. Então eu recebo como se fosse 70% do que deveria receber”, declara uma aposentada.

O pedido de revisão pode ser feito em qualquer agência do INSS, mas preferencialmente na mesma onde a pessoa deu entrada no benefício anos atrás.

É essencial levar documentos que possam provar que o valor desse benefício deve ser alterado, para isso há um prazo.

“A revisão do benefício só cabe para aqueles que entre a data do pagamento do primeiro benefício e a data do registro do pedido de revisão não tenha decorrido mais de dez anos”, comenta Francisco de Assis, chefe divisão benefício INSS – Recife. Fonte – www.g1.globo.com

Veja no link abaixo mais informações sobre a revisão da aposentadoria

Revisão da aposentadoria

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Justiça determina prisão de ex-deputado suspeito de encomendar crimes


Ele é investigado por suposto envolvimento com organização criminosa.
Wallace Souza foi cassado; G1 procurou advogado e aguarda resposta.

Do G1, em São Paulo

A Justiça do Amazonas determinou, nesta segunda-feira (5), a prisão temporária do ex-deputado estadual Wallace Souza (PP), cassado na semana passada por quebra de decoro parlamentar. Souza é investigado por suspeita de envolvimento com o crime organizado, formação de quadrilha, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

O G1 deixou recado no celular do advogado que o defende e aguarda resposta.

Souza, ex-policial civil, apresentava um programa policial em uma TV. Há suspeitas de que alguns dos assassinatos exibidos no programa tenham sido encomendados por ele. O ex-deputado foi o mais votado na última eleição no Amazonas.

O mandado de prisão foi decretado pelo juiz Mauro Antony, da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes do Amazonas, e se refere a um inquérito em que Souza é citado como suposto mentor de uma organização criminosa. A finalidade da prisão temporária, que vale por 30 dias, é preservar a investigação, impedindo a coação de testemunhas e destruição de provas, por exemplo.

Também nesta segunda, o Ministério Público Estadual pediu a prisão preventiva de Souza no processo que investiga o assassinato de um traficante em Manaus. Segundo o promotor Alberto Rodrigues Júnior, o ex-deputado teria alugado o carro utilizado no crime. Dezessete pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato estão presas, de acordo com o MP. Saiba mais acesse – www.g1.globo.com

Inep deve romper contrato com consórcio que ia aplicar Enem

Decisão deve ser anunciada nesta segunda pelo presidente do órgão.
Ministro fez reuniões no fim de semana para definir nova prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deve romper o contrato com o Connasel, consórcio responsável pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vazou na última semana e foi adiada. A decisão deve ser anunciada nesta noite pelo presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.


Com o rompimento, uma das possibilidades é fazer um contrato emergencial com outra empresa para aplicar a prova. Este tipo de contrato é feito sem licitação. O MEC também pode assumir a logística do exame e tentar aplicá-lo com auxílio de entidades do governo, como as Forças Armadas e os Correios.

O órgão e o consórcio vão voltar a se reunir no começo da noite desta segunda-feira (5), em Brasília. No último encontro, na sexta (2), o Connasel pediu mais tempo para apresentar informações sobre os procedimentos logísticos da prova. O ministro Fernando Haddad passou o final de semana reunido com seu gabinete para tentar definir diretrizes para o novo Enem.

Investigação


Nesta segunda-feira (5), mais três pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF) por suspeita de envolvimento no vazamento das provas do Enem. As informações são da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, que não forneceu a identidade dos suspeitos. No total, cinco pessoas já foram indiciadas.

No sábado (3), já haviam sido indiciados por suspeita de participação no vazamento o publicitário e dono de uma pizzaria Luciano Rodrigues e o DJ Gregory Camillo Craid.

A notícia de quebra do sigilo do exame, revelada pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, fez com que o Ministério da Educação cancelasse, na quinta-feira (1º), a prova que seria aplicada no sábado (3) e no domingo (4) para mais de 4 milhões de estudantes. Saiba mais acesse o site – www.g1.globo.com

O DIA QUE ME TORNEI INVISÍVEL (Silvia Castillejon Peral)


Já não sei em que data estamos.
Nesta casa não há folhinhas e, em minha memória
tudo está revolto.

As coisas antigas foram desaparecendo.
E eu também fui apagando sem que ninguém se desse conta.

Quando a família cresceu, me trocaram de quarto.
Depois, me passaram a outro menor ainda acompanhada de minhas netas. Agora ocupo a edícula, no quintal de trás.

Prometeram-me trocar o vidro quebrado da janela, mas se esqueceram. E nas noites, por ali sopra um ventinho gelado que aumenta minhas dores reumáticas.

Um dia a tarde me dei conta que minha voz desapareceu.
Quando falo, meus filhos e meus netos não me respondem.
Conversam sem olhar para mim, como se eu não estivesse com eles.

Às vezes, digo algo, acreditando que apreciarão meus conselhos.
Mas não me olham, não me respondem. Então, me retiro para o meu canto antes de terminar a caneca de café.

O faço para que compreendam que estou enojada, para que venham procurar-me e me peçam perdão… Mas ninguém vem.

No dia seguinte lhes disse:
- Quando eu morrer, então sim vão sentir minha falta.
E meu neto perguntou:- Estás viva, vovó? (rindo-se)

Estive três dias chorando em meu quarto, até que numa certa manhã, um dos meninos entrou a jogar umas rodas velhas…

Nem o bom dia me deu. Foi então quando me convenci de que sou invisível.
Uma vez, os meninos vieram dizer-me que no dia seguinte iríamos todos ao campo.

Fiquei muito feliz. Fazia tanto tempo que não saía! Fui a primeira a levantar. Quis arrumar as coisas com calma.Nós, os velhos tardamos muito, assim, me ajeitei a tempo para não atrasá-los.

Em pouco tempo, todos entravam e saíam da casa correndo,
jogando bolsas e brinquedos no carro. Eu já estava pronta e muito alegre. Parei na porta e fiquei esperando. Quando se foram, compreendi que eu não estava convidada. Talvez porque não cabia no carro.

Senti como meu coração se encolhia, o queixo me tremia como alguém que tinha vontade de chorar.
Eu os entendo. São jovens.
Riem, sonham, se abraçam, se beijam.

E eu... Antes beijava os meninos, me agradava tê-los nos braços, como se fossem meus.E, até cantava canções de berço que havia esquecido.

Mas um dia…Minha neta acabava de ter um bebê. Me disse que não era bom que os velhos beijassem aos meninos por questões de saúde.

Desde então, não me aproximei mais deles. Tenho tanto medo de contagiá-los! Eu os bendigo a todos e os perdôo, porque...
que culpa eles têm, de que eu tenha me tornado invisível?

Vereador Osmar Bastos participa da eleição do Diretório Estadual do PDT em São Paulo


O dia 03 de outubro de 2009 é um marco na história de nosso partido.

O PDT – SP elegeu pela primeira vez um Diretório Estadual, fruto do trabalho político que têm promovido um grande crescimento do partido por todo o Estado e por todo o País.

Ao longo dos últimos meses, foram realizadas convenções em quase duzentos municípios paulistas. Os Diretórios foram eleitos com a participação ativa das bases partidárias e amplo debate de idéias.

O PDT cresce sem abrir mão de convicções políticas e sempre reafirmando o legado de nosso líder Leonel Brizola.

Em conjunto com a Direção Nacional, o PDT_SP mantém posicionamento rígido em defesa dos trabalhadores, da educação de qualidade e da melhoria nas condições de vida do cidadão brasileiro.

O PDT celebra a democracia interna e ainda a visão de construir um futuro de vitórias para todo brasileiro. As conquistas do PDT são frutos do trabalho de cada um de nós.

Além do Vereador Osmar Bastos, esteve também presente e abrilhantando o evento o Ministro do Trabalho Carlos Lupi (Presidente Nacional do PDT, na foto ao lado do Vereador), ainda o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira e o Dep. Estadual Rogério nogueira e o Dep. Federal Paulo Pereira da Silva (Presidente Estadual do PDT – SP).

Indaiatuba – Prefeitura abre concurso para vagas na Educação

As inscrições começam a ser feitas nesta segunda-feira (5) de outubro, para p preenchimento de 172 vagas de cargos de provimento efetivo na Secretaria Municipal de Educação. Muitos já aguardavam pela possibilidade de ainda esse ano ser realizado concursos públicos em Indaiatuba, principalmente para o preenchimento de cargos como monitores de creche, levando em conta a decisão do Ministério Público que determinou ao Executivo Municipal o prazo de 300 dias para atender toda a demanda de vagas em nosso Município.

O concurso estará abrindo vagas para professor, inspetor de alunos, secretário de escola, monitor e oficial de escola, as inscrições estão abertas a partir de hoje e vão até o dia 15 deste mês.

O salário para os interessados variam de R$ 604,82 a R$ 1.474, 38. A seleção será feita através de prova escrita, com questões de múltipla escolha, nem a data e nem o local da prova foram definidos ainda.

Locais determinados para as inscrições:

Centro Cultural Wanderley Peres – Praça D. Pedro – Centro Faculdade Max Planck, Unidade 3 (prédio da antiga Unopec) - Rua Zephiro Puccinelli, 128, no Jardim Morada do Sol. (próximo do Mini Hospital).

As taxas para as inscrições variam entre R$ 20,00 e R$ 30,00 – Os candidatos devem ter a idade mínima de 18 anos , estar em pleno gozo dos seus direitos civis e políticos entre outros. O edital completo do concurso será disponibilizado no site da Prefeitura.

Vagas disponíveis:

Inspetor de alunos 22 vagas / salário R$ 604,82 / Taxa de inscrição R$ 20,00 Motorista 04 vagas / salário R$ 662,83 / Taxa de inscrição R$ 20,00 Monitor 40 vagas / salário R$ 640,71 / Taxa de inscrição R$ 20,00 Oficial de escola 30 vagas / salário R$ 767,03 / Taxa de inscrição R$ 20,00 Secretário de escola 03 vagas / salário R$ 815,74 / Taxa de inscrição R$ 20,00 Professor docente l 50 vagas / salário R$ 913,05 / Taxa de inscrição R$ 30,00 Professor docente lll – Educação Física 05 vagas / salário R$ 1.474,38 / Taxa de inscrição R$ 30,00 Professor docente lll – Educação artística 05 vagas / salário R$ 1.474,38 / Taxa de inscrição R$ 30,00 Professor docente lV – Educação especial – deficiente auditivo 02 vagas / salário R$ 921, 49 / Taxa de inscrição R$ 30,00 Professor docente lV – Educação especial – deficiente mental 10 vagas / salário R$ 921, 49 / Taxa de inscrição R$ 30,00 Professor docente iV – Educação especial – deficiente visual 01 vagas / salário R$ 921, 49 / Taxa de inscrição R$ 30,00

Quer saber mais acesse o site – www.indaiatuba.sp.gov.br

- Procurar no Blog -