O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) divulgou nesta segunda-feira o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado no fim de semana. O resultado chegou a ser liberado ontem, mas estava errado. Em nota divulgada ontem, o Inep prometia divulgar o gabarito por volta das 10h de hoje. As respostas, no entanto, foram liberadas no começo da tarde.
§ Clique aqui para ver os gabaritos
§ Veja a correção comentada da prova
§ Proposta de redação foca a ética no Brasil
§ Inep anula questão do Enem de domingo
No domingo, por cerca de seis horas, o site do Inep (órgão do MEC responsável pelo exame que avalia o ensino médio) divulgou gabarito em que, dependendo da versão da prova - eram quatro para cada dia, havia uma resposta indicada como correta.
Este não foi o único problema registrado durante a aplicação da prova, ocorrida dois meses após o adiamento devido ao vazamento do conteúdo. A abstenção neste ano foi a maior da história. Segundo dados preliminares, 39,5% dos candidatos não compareceram. Em números absolutos, significa que, dos 4,1 milhões de inscritos, cerca de 1,5 milhão faltou à prova. No ano passado, foram 27,3%.
O grande número de ausências ocorreu, diz o Inep, porque várias universidades desistiram de usar o Enem por conta do adiamento. O novo prazo para divulgação dos resultados era incompatível com o ano letivo.
Prova
Professores de cursinhos ouvidos pela Folha Online consideraram a prova como a mais difícil da história do exame. A segunda etapa, realizada domingo, foi bastante longa e cansativa. Neste ano o Enem mudou de perfil, passou a ser realizado em dois dias e servirá como vestibular para diversas universidades federais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, e mostre que você também está .: bemligado :.