quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eleições 2010 - Marina critica corrupção no DF e diz que faltou investimento em gestão


A pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva (AC), aproveitou o aniversário de 50 anos de Brasília neste dia 21 de abril para fazer uma crítica aos políticos do Distrito Federal envolvidos no suposto esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM. Ela afirmou, em texto publicado em seu blog pessoal, que o escândalo é uma demonstração da falta de compromisso com a cidade.

“Os lamentáveis episódios de corrupção que marcaram o ano do aniversário de 50 anos da cidade são a demonstração mais tosca dessa falta de compromisso”, afirmou a senadora.

Para Marina, faltou investimento em gestão pública na capital do país. “Do ponto de vista físico, Brasília foi pensada e planejada para ser a sede do governo do Brasil. Infelizmente não teve o mesmo investimento na gestão pública”. Ela conclui o texto afirmando que a melhor forma de comemorar o aniversário é por meio de um compromisso dos cidadãos de buscar a “reparação pelo prejuízo político e institucional causado por seus maus representantes”.

O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora, que investiga um suposto esquema de distribuição de propina no governo distrital, envolvendo o primeiro escalão do Executivo local.

As denúncias levaram à prisão e afastamento, em fevereiro, do então governador José Roberto Arruda (sem partido. ex-DEM) por tentativa de suborno de uma testemunha do caso. Durante a prisão, Arruda teve o mandato cassado pelo TRE-DF por infidelidade partidária, deixando vago o cargo. Arruda foi solto pelo Superior Tribunal de Justiça no dia 12 de abril, após dois meses preso. Outros cinco envolvidos na tentativa de suborno que também estavam presos foram soltos no mesmo dia. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao Superior Tribunal Federal uma intervenção federal no DF devido às denúncias.

No sábado passado (17) uma eleição indireta realizada na Câmara Legislativa escolheu Rogério Rosso como governador. Ele tomou posse na segunda-feira (19) e presenciou manifestações quando participou da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional. O novo governador do DF fez parte do governo Arruda e também de seu antecessor, Joaquim Roriz. Fonte – www.g1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, e mostre que você também está .: bemligado :.

- Procurar no Blog -