quinta-feira, 22 de abril de 2010

Violência diminui em escola de Manaus após instalação de câmeras


Ao todo, 16 filmadoras foram colocadas nas áreas interna e externa. Outro benefício foi a melhoria do rendimento escolar dos alunos.

A colocação de câmeras de segurança em uma escola pública de Manaus ajudou a diminuir a violência e o vandalismo e contribuiu para a melhoria do rendimento escolar dos alunos.

Ao todo, foram instaladas 14 câmeras nas áreas internas do Instituto de Educação do Amazonas e outras duas na entrada da escola.

Para a diretora do instituto, Benedita Braga, a mudança ocorreu porque as filmadoras inibem a presença de alunos nos corredores. “Aquilo tudo que nós vivíamos, de roubo, da escola suja, da indisciplina dos alunos. Tudo melhorou”, disse a diretora.

As saídas das salas, agora, só ocorrem para pegar livros nos armários e têm de ser rápidas. “A gente guarda nossas coisas. Tem coisas importantes lá. As câmeras no corredor ajudam também na supervisão dos professores e diretores”, disse o estudante Railine Barroso.

Outra ajuda das câmeras é que aumentou o cuidado com o patrimônio. As filmagens inibem a ação de vândalos e marginais. O resultado é que as paredes, que viviam pichadas, agora estão limpas e os assaltos diminuíram.

“A presença dos alunos nos corredores diminuiu bastante. Porque tem um controle maior sobre eles, tanto em função das câmeras como de uma questão disciplinar deles”, disse o professor Almir Lima.

Além do instituto, outras 126 escolas de Manaus estão sob a vigilância das câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, e mostre que você também está .: bemligado :.

- Procurar no Blog -