quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Rio 2016 - Olimpíadas geram emprego em todo país


As Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro vão levar investimentos e obras ao Rio de Janeiro e também muitas oportunidades de emprego em todo país.

Uma empresa fica a pouco mais de 2,3 mil quilômetros do Rio de Janeiro, no Porto Digital do Recife, mas estuda o desenvolvimento de jogos interativos para levar as Olimpíadas a quem não puder ir ao Rio em 2016. A expectativa é aumentar o faturamento em até 50%.

“Quase toda a operação da Olimpíada vai demandar serviço de tecnologia e diversas oportunidades acontecendo o tempo todo. Quanto mais a gente fatura, mais a gente contrata", diz Rui Belfort, diretor de operação da empresa.

Um grupo já tem emprego num hotel do Rio. Os funcionários trabalham na segurança, no departamento de compras, no serviço de praia. Para manter o posto e progredir na carreira, eles estão aprendendo inglês e é só o começo. “Quero falar outras línguas, mais duas e uma outra faculdade para chegar em 2016 bem”, diz um aluno.

Otimismo também na previsão para o crescimento de 10% no número de turistas em 2010.

Somente os hotéis do Rio devem criar 18 mil empregos e os planos de expansão de um setor da economia provocam efeitos positivos nos outros. O curso de inglês contratado por um hotel também pretende aumentar o número de funcionários e já no ano que vem. “Nossa estimativa é em torno de 30% de alunos novos, e de professores, todo o pessoal que trabalha dentro da nossa empresa. Nosso quadro todo deve aumentar em torno de 30%”, diz Elizabeth Cunha, professora.

A prefeitura do Rio anunciou um concurso para contratar 800 professores de inglês. No ano que vem, a classe de alfabetização já terá aulas do idioma.

A organização de outros eventos esportivos no Rio antes das Olimpíadas podem ajudar a esquentar ainda mais o mercado de trabalho. De acordo com um estudo encomendado pelo Ministério do Esporte podem ser criados em média 120 mil empregos por ano no país até 2016.

“Faça seus cursos, suas leituras. A dica é você se preparar para estes empregos porque ao mesmo tempo em que vai ter a oferta, vai ter a demanda”, diz Silvia Vergara, professora da FGV-RJ.
Fonte – www.g1.globo.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, e mostre que você também está .: bemligado :.

- Procurar no Blog -