Estudantes vão concorrer à vaga em instituições de outros estados.
Inep espera aumentar a mobilidade entre as regiões do Brasil.
As mudanças na edição 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumentaram as chances de os vestibulandos conseguirem uma vaga no ensino superior. Como cerca de 20 federais adotaram o Enem no lugar de seu vestibular ou como primeira fase do processo de seleção, estudantes que disputariam apenas as vagas das universidades localizadas no estado onde moram agora planejam tentar outras instituições.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, o novo Enem foi pensado para permitir que o aluno concorra a vagas em um número maior de universidades sem precisar se deslocar geograficamente.
O Inep espera que o exame aumente a mobilidade dos estudantes entre as regiões do Brasil. "Em países como os EUA, a migração interna de universitários chega a 20%. No Brasil, apenas 0,04% se mudam de Estado para estudar", diz Fernandes.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado no sábado (3) e domingo (4) em 10.385 diferentes escolas em todas as unidades da federação. Candidatos reclamam que farão a prova em locais muito distantes de onde moram. Por conta disso, é importante verificar com antecedência o local exato para conseguir se programar. É preciso levar em consideração ainda que a frota de transporte público é menor aos finais de semana.
A recomendação é que os candidatos cheguem uma hora antes do início das provas. No sábado e no domingo, o portão será aberto às 12h e fechado às 12h55. As provas começam às 13h nos dois dias. No entanto, no sábado, o exame acaba às 17h30 e, no domingo, às 18h30.
Os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem fazer a consulta no site do exame para saber onde farão as provas.
Para acessar as informações no site, é preciso entrar no link "Local de Prova" e colocar o número do CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.
O envio do cartão de inscrição pelo correio deve sofrer atraso por causa da greve dos funcionários dos Correios, iniciada no dia 16 de setembro. Apesar de 30% do efetivo continuar trabalhando, o serviço deverá ficar prejudicado.
Como garantia, os mais de 4 milhões de candidatos, que farão as provas no dias 3 e 4 de outubro, podem verificar o número de inscrição e o local de prova no site do Enem ou pelo telefone do Fala Brasil (0800-616161).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, e mostre que você também está .: bemligado :.