terça-feira, 29 de setembro de 2009

Trabalhadores dos Correios encerram greve


Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) retornam às atividades nesta terça-feira (29). Uma assembléia do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios optou por encerrar a paralisação.

Os trabalhadores ficaram 13 dias de braços cruzados e cerca de 2,7 milhões de correspondência deixaram de ser entregues em todo o Estado.

“A nossa orientação é de que a paralisação acabe para que não ocorra uma retaliação contra os trabalhadores. Porém, não podemos aceitar o acordo bianual proposto pela empresa, ele [o acordo] é contrário às nossas reivindicações.”, disse o coordenador do comando de negociação, Nivaldo Schmucker.

Das 35 entidades representativas do país, 32 já haviam decidido voltar ao trabalho até a manhã desta segunda.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) anunciou hoje (dia 28), que o sindicato da categoria na cidade de São Paulo decidiu encerrar a greve. Os funcionários voltarão ao trabalho amanhã (29).

Até o momento, treze sindicatos em todo o País aceitaram a proposta dos Correios de reajuste salarial de 9%, válido por dois anos, mais acréscimo de R$ 100,00 ao salário base, pagos a partir de janeiro.

A expectativa dos Correios é de que o fim da greve no sindicato paulista - que é o maior do Brasil, com 19 mil filiados - possa influenciar outros sindicatos menores a também encerrarem o movimento. Para a greve dos Correios acabar em todo o País, é necessário que 18 dos 35 sindicatos da categoria aceitem a proposta da ECT.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios (Fentect), os sindicatos de Rondônia, Paraná e do Pará também votaram hoje pelo fim da greve. Ainda na noite de hoje, fará assembleia o sindicato do Acre.

Os sindicatos que já votaram a favor da proposta da ECT são: Bahia, Bauru (SP), Juiz de Fora (MG), Maranhão, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Maria (RS), Santos (SP) e São Paulo.

Em Indaiatuba mais de 300. Mil correspondencias deixaram de ser entregues, a previsão é de que a normalização do serviço seja realizada em pelo menos sete dias. Saiba mais – www.jusbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, e mostre que você também está .: bemligado :.

- Procurar no Blog -